WTICG

XIX Workshop de Trabalhos de Iniciação Científica e de Graduação (WTICG)

CHAMADA DE TRABALHOS

SBSeg 2025: XXV Simpósio Brasileiro de Cibersegurança
Foz do Iguaçu – PR, 01 a 04 de setembro 2025

https://sbseg.sbc.org.br/2025  

APRESENTAÇÃO

O Workshop de Trabalhos de Iniciação Científica e de Graduação (WTICG), evento integrante do Simpósio Brasileiro em Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais (SBSeg), visa incentivar a participação de estudantes de graduação e de recém-graduados na produção e divulgação de trabalhos científicos sobre temas relacionados às áreas de segurança da informação e de sistemas computacionais.

Os anais estendidos do evento serão publicados com acesso aberto na Biblioteca Digital da SBC (SOL). Você pode conferir os anais das edições anteriores do WTICG clicando AQUI.

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

Podem submeter trabalhos ao WTICG, estudantes de graduação regularmente matriculados ou recém-graduados que tenham concluído o curso em 2024 ou 2025. A situação de estudante de graduação ou recém-graduado deve ser comprovada com documentação emitida pela universidade, faculdade ou instituto e deverá ser enviada juntamente com a submissão da versão final do trabalho (se aceito).

Os autores estão convidados a submeter trabalhos de Iniciação Científica (IC), Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) ou projetos independentes, desenvolvidos durante a graduação e orientados por um ou mais docentes, que estejam em andamento ou que tenham sido concluídos nos anos de 2024 ou 2025.

Trabalhos concluídos ou que já tenham resultados relevantes  devem ser submetidos na trilha Trabalhos Completos, enquanto trabalhos em desenvolvimento devem ser submetidos na trilha Trabalhos em Andamento.

O estudante de graduação ou recém-graduado que tiver seu trabalho aceito no WTICG, sendo este o primeiro autor do artigo, terá sua taxa de inscrição no SBSeg subsidiada pelo programa Student Grant da Comissão Especial em Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais (CESeg) da Sociedade Brasileira de Computação, cujo objetivo é estimular a participação de estudantes no WTICG.

Os seguintes critérios serão observados no julgamento dos trabalhos: originalidade, relevância, apresentação, resultados e qualidade técnica. Os trabalhos selecionados pelo comitê de avaliação serão publicados (em meio digital) desde que pelo menos um dos autores esteja inscrito no evento e apresente o trabalho.

USO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA

Solicitamos que todos os autores verifiquem o Código de Conduta da SBC, especialmente a parte relativa ao uso de Inteligência Artificial (IA) Generativa.

DATAS IMPORTANTES

  • Registro de artigos: 26/05/2025 (Prazo Final)
  • Submissão de artigos: 26/05/2025 (Prazo Final)
  • Notificação aos autores: 01/07/2025
  • Envio da versão final: 14/07/2025

TÓPICOS DE INTERESSE

  • Os tópicos de interesse para os trabalhos do WTICG convergem com a lista definida para a Trilha Principal do SBSeg. No entanto, a lista de tópicos não é exaustiva, e trabalhos em todas as áreas de cibersegurança são bem-vindos.

FORMATAÇÃO E SUBMISSÃO

A submissão de artigos será exclusivamente eletrônica, através da plataforma JEMS3 da SBC. Os artigos podem ser escritos em português ou inglês e devem ser submetidos somente no formato PDF, devendo seguir o modelo da SBC para publicação de artigos, disponível no Portal da SBC. Os artigos a serem submetidos ao WTICG devem representar trabalhos com conteúdo inédito. Não é permitida a submissão de artigos que estejam em processo de revisão ou que já tenham sido publicados em outras conferências ou revistas.

  • Trabalhos completos: até 10 páginas de conteúdo principal sem contar páginas adicionais com anexos (de leitura não obrigatória para avaliação do trabalho) e referências. 
  • Trabalhos em andamento: até 5 páginas de conteúdo principal sem contar páginas adicionais com anexos (de leitura não obrigatória para avaliação do trabalho) e referências.

O limite de páginas se aplica tanto para a versão submetida para avaliação como para a versão final dos artigos aceitos.

O conteúdo principal inclui, além das seções do corpo, o título, a autoria (apenas na versão final), a filiação (apenas na versão final), o resumo e o abstract.

Os anexos visam dar informações adicionais sobre os temas apresentados, mas não deve ser necessária a leitura dos mesmos para a compreensão e avaliação do conteúdo principal. Espera-se que tais anexos não ultrapassem 40% do volume do conteúdo principal.

Os limites de páginas acima deverão ser rigorosamente seguidos pelos autores, sob pena de rejeição antecipada, sem avaliação do conteúdo.

O texto do trabalho deve estar totalmente anonimizado, evitando qualquer menção de autoria, ainda que indiretamente via referências (por exemplo), já que o processo de revisão será duplamente cego (autores e revisores anônimos).

SUBMISSÃO DE ARTEFATOS

Como ocorreu nas últimas edições, o Workshop de Trabalhos de Iniciação Científica e de Graduação irá permitir que autores submetam (opcionalmente) artefatos relacionados ao artigo submetido, podendo tais artefatos serem software, dados, documentação complementar, resultados brutos, provas de conceito, modelos, avaliações detalhadas, benchmarks, etc.

O artefato será submetido com o artigo e avaliado por um comitê específico, que irá atribuir os selos de Artefatos Disponíveis (SeloD), Artefatos Funcionais (SeloF), Artefatos Sustentáveis (SeloS) e Experimentos Reprodutíveis (SeloR).

O artefato é um recurso essencial para os trabalhos de pesquisa e  a qualidade dele é tão importante quanto a do próprio artigo científico. 

O processo de avaliação de artefatos vai ter como base o processo de avaliação realizado por conferências renomadas como USENIX, CoNEXT, SIGCOMM e EuroSys. Para os autores que desejam submeter um artefato, é fundamental a leitura das descrições dos selos disponíveis, bem como da descrição do que é esperado de um artefato.

As instruções e os requisitos para apresentação dos artefatos estão disponíveis em https://doc-artefatos.github.io/sbseg2025/subinstrucoes.html – a submissão de artefatos é opcional e ocorrerá após a notificação dos trabalhos aceitos (no mesmo período da submissão da versão final).

PREMIAÇÃO

Uma comissão de avaliação escolherá os melhores dentre os trabalhos completos e dentre os em andamento apresentados no evento por estudantes ou recém-graduados, que serão destacados no evento.

Além disso, os autores dos cinco melhores trabalhos do WTICG serão convidados a submeter uma versão estendida de seus artigos para uma coletânea especial a ser publicada na Revista Eletrônica de Iniciação Científica em Computação (REIC).

Comitê Técnico de Programa

  • Ademar Takeo Akabane (Pontifícia Universidade Católica de Campinas)
  • André R. A. Grégio (Universidade Federal do Paraná)
  • Carla Merkle Westphall (Universidade Federal de Santa Catarina)
  • Carlos A. Maziero (Universidade Federal do Paraná)
  • Carlos Eduardo da Silva (Sheffield Hallam University)
  • Carlos Raniery Paula dos Santos (Universidade Federal de Santa Maria)
  • Charles Varlei Neu (Universidade de Santa Cruz do Sul)
  • Cintia Borges Margi (Universidade de São Paulo)
  • Daniel Pigatto (Universidade Tecnológica Federal do Paraná)
  • Daniel Stefani Marcon (Universidade do Vale do Rio Dos Sinos)
  • Dianne Scherly Varela de Medeiros (Universidade Federal Fluminense)
  • Diego Kreutz (Universidade Federal do Pampa)
  • Diogo Menezes Ferrazani Mattos (Universidade Federal Fluminense)
  • Dionisio Leite (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul)
  • Eder John Scheid (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
  • Eduardo James Pereira Souto (Universidade Federal do Amazonas)
  • Eduardo Luzeiro Feitosa (Universidade Federal do Amazonas)
  • Emerson Ribeiro de Mello (Instituto Federal de Santa Catarina)
  • Érico Amaral (Universidade Federal do Pampa)
  • Ewerton Andrade (Universidade Federal de Rondônia e Sidia)
  • Flavia Paiva Agostini (Laboratório Nacional de Computação Científica)
  • Giovanni Venâncio (Universidade Federal do Paraná)
  • Hilder Vitor Lima Pereira (Universidade Estadual de Campinas)
  • Igor Monteiro Moraes (Universidade Federal Fluminense)
  • Ivan Silva Sendin (Universidade Federal de Uberlândia)
  • Jeferson Campos Nobre (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
  • Joaquim Celestino Júnior (Universidade Estadual do Ceará)
  • Juliano Kazienko (Universidade Federal de Santa Maria)
  • Kalinka Regina Lucas Jaquie Castelo Branco (Universidade de São Paulo)
  • Lucas Bondan (Rede Nacional de Ensino E Pesquisa)
  • Luciano Ignaczak (Universidade do Vale do Rio Dos Sinos)
  • Luis Carlos Erpen De Bona (Federal University of Parana)
  • Luiz Carlos Pessoa Albini (Universidade Federal do Paraná)
  • Marcia Henke (Universidade Federal de Santa Maria)
  • Marco Aurelio Amaral Henriques (Universidade Estadual de Campinas)
  • Marcus Botacin (Texas A&M University)
  • Marjory Da Costa-Abreu (Sheffield Hallam University)
  • Miguel Franklin de Castro (Universidade Federal do Ceará)
  • Muriel Figueredo Franco (Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre)
  • Newton Carlos Will (Universidade Tecnológica Federal do Paraná)
  • Paulo Matias (Universidade Federal de São Carlos)
  • Priscila Solis (Universidade de Brasília)
  • Rafael R. Obelheiro (Universidade do Estado de Santa Catarina)
  • Roben Castagna Lunardi (Instituto Federal do Rio Grande do Sul)
  • Roberto Samarone Araujo (Universidade Federal do Pará)
  • Robson Albuquerque (Universidade de Brasília)
  • Rodolfo Ipolito Meneguette (Universidade de São Paulo)
  • Roger Immich (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
  • Sergio Oliveira (Universidade Federal de São João Del Rei)
  • Tiago Heinrich (Max Planck Institute for Informatics)
  • Vinícius Fülber Garcia (Federal University of Paraná)

COORDENAÇÃO

  • Flavia Paiva Agostini (Inmetro)
  • Vinícius Fülber Garcia (Universidade Federal do Paraná)

Coordenadores Gerais

  • Altair Santin (PUCPR)
  • André Grégio (UFPR)
  • Eduardo K. Viegas (PUCPR)

Coordenação CESeg

  • Marcos Antonio Simplicio Junior (USP)
  • Diego Kreutz (UNIPAMPA)

ORGANIZAÇÃO

PUCPR
ufpr