SBSeg 2025: XXV Simpósio Brasileiro de Cibersegurança
Foz do Iguaçu – PR, 01 a 04 de setembro 2025
SBSeg 2025: XXV Simpósio Brasileiro de Cibersegurança
Foz do Iguaçu – PR, 01 a 04 de setembro 2025
O Workshop de Trabalhos de Iniciação Científica e de Graduação (WTICG), evento integrante do Simpósio Brasileiro em Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais (SBSeg), visa incentivar a participação de estudantes de graduação e de recém-graduados na produção e divulgação de trabalhos científicos sobre temas relacionados às áreas de segurança da informação e de sistemas computacionais.
Os anais estendidos do evento serão publicados com acesso aberto na Biblioteca Digital da SBC (SOL). Você pode conferir os anais das edições anteriores do WTICG clicando AQUI.
Podem submeter trabalhos ao WTICG, estudantes de graduação regularmente matriculados ou recém-graduados que tenham concluído o curso em 2024 ou 2025. A situação de estudante de graduação ou recém-graduado deve ser comprovada com documentação emitida pela universidade, faculdade ou instituto e deverá ser enviada juntamente com a submissão da versão final do trabalho (se aceito).
Os autores estão convidados a submeter trabalhos de Iniciação Científica (IC), Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) ou projetos independentes, desenvolvidos durante a graduação e orientados por um ou mais docentes, que estejam em andamento ou que tenham sido concluídos nos anos de 2024 ou 2025.
Trabalhos concluídos ou que já tenham resultados relevantes devem ser submetidos na trilha Trabalhos Completos, enquanto trabalhos em desenvolvimento devem ser submetidos na trilha Trabalhos em Andamento.
O estudante de graduação ou recém-graduado que tiver seu trabalho aceito no WTICG, sendo este o primeiro autor do artigo, terá sua taxa de inscrição no SBSeg subsidiada pelo programa Student Grant da Comissão Especial em Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais (CESeg) da Sociedade Brasileira de Computação, cujo objetivo é estimular a participação de estudantes no WTICG.
Os seguintes critérios serão observados no julgamento dos trabalhos: originalidade, relevância, apresentação, resultados e qualidade técnica. Os trabalhos selecionados pelo comitê de avaliação serão publicados (em meio digital) desde que pelo menos um dos autores esteja inscrito no evento e apresente o trabalho.
Solicitamos que todos os autores verifiquem o Código de Conduta da SBC, especialmente a parte relativa ao uso de Inteligência Artificial (IA) Generativa.
A submissão de artigos será exclusivamente eletrônica, através da plataforma JEMS3 da SBC. Os artigos podem ser escritos em português ou inglês e devem ser submetidos somente no formato PDF, devendo seguir o modelo da SBC para publicação de artigos, disponível no Portal da SBC. Os artigos a serem submetidos ao WTICG devem representar trabalhos com conteúdo inédito. Não é permitida a submissão de artigos que estejam em processo de revisão ou que já tenham sido publicados em outras conferências ou revistas.
O limite de páginas se aplica tanto para a versão submetida para avaliação como para a versão final dos artigos aceitos.
O conteúdo principal inclui, além das seções do corpo, o título, a autoria (apenas na versão final), a filiação (apenas na versão final), o resumo e o abstract.
Os anexos visam dar informações adicionais sobre os temas apresentados, mas não deve ser necessária a leitura dos mesmos para a compreensão e avaliação do conteúdo principal. Espera-se que tais anexos não ultrapassem 40% do volume do conteúdo principal.
Os limites de páginas acima deverão ser rigorosamente seguidos pelos autores, sob pena de rejeição antecipada, sem avaliação do conteúdo.
O texto do trabalho deve estar totalmente anonimizado, evitando qualquer menção de autoria, ainda que indiretamente via referências (por exemplo), já que o processo de revisão será duplamente cego (autores e revisores anônimos).
Como ocorreu nas últimas edições, o Workshop de Trabalhos de Iniciação Científica e de Graduação irá permitir que autores submetam (opcionalmente) artefatos relacionados ao artigo submetido, podendo tais artefatos serem software, dados, documentação complementar, resultados brutos, provas de conceito, modelos, avaliações detalhadas, benchmarks, etc.
O artefato será submetido com o artigo e avaliado por um comitê específico, que irá atribuir os selos de Artefatos Disponíveis (SeloD), Artefatos Funcionais (SeloF), Artefatos Sustentáveis (SeloS) e Experimentos Reprodutíveis (SeloR).
O artefato é um recurso essencial para os trabalhos de pesquisa e a qualidade dele é tão importante quanto a do próprio artigo científico.
O processo de avaliação de artefatos vai ter como base o processo de avaliação realizado por conferências renomadas como USENIX, CoNEXT, SIGCOMM e EuroSys. Para os autores que desejam submeter um artefato, é fundamental a leitura das descrições dos selos disponíveis, bem como da descrição do que é esperado de um artefato.
As instruções e os requisitos para apresentação dos artefatos serão providas nos próximos dias.
Uma comissão de avaliação escolherá os melhores dentre os trabalhos completos e dentre os em andamento apresentados no evento por estudantes ou recém-graduados, que serão destacados no evento.
Email: [email protected] / [email protected]
Site: sbseg.sbc.org.br/2025
CESeg: www.ceseg.org
Instagram: sbseg.sbc